história das Relações Públicas

O surgimento das Relações Públicas

Quando apareceram as Relações Públicas? Evidentemente, que elas surgiram nos primeiros dias da humanidade, pois desde o instante em que os homens tiveram necessidade de comunicar-se com seus semelhantes – grupo para grupo – as Relações Públicas assinalaram sua existência.

É certo que as manifestações de atividades de Relações Públicas na Antigüidade, Idade Média e Idade Moderna não se confundiriam com as de nossos dias. Também é exato lembrar-se que a denominação "Public Relations" somente despontou no século XIX (27 de outubro de 1807), quando o presidente norte-americano Thomas Jefferson, em uma mensagem dirigida ao Congresso de sua pátria, empregou o termo "Relações Públicas" para destacar a necessidade de um "estado de espírito" entre governo e povo.

De qualquer maneira, admite-se que Relações Públicas constituem hoje uma nova atividade apenas no sentido de que elas estão, gradualmente, se organizando num corpo de conhecimentos.

Relações Públicas e sua Importância Hoje

"Ninguém consegue triunfar se a opinião pública está em seu desfavor.Com a opinião pública a seu lado , ninguém é derrotado." Abraham Lincoln

A frase é antiga mas o sentido nunca foi tão atual. Engana-se quem atribui as Relações Públicas àquela imagem de evento , cerimonial ou à figura do representante de vendas. A atividade já é muito antiga e tem acompanhando reis , imperadores , políticos e grandes empresários sob outras alcunhas: conselheiro, ou como preferir “assessor” .Apesar de existir desde os primórdios da Humanidade em sua essência, a atividade de Relações Públicas (promover o diálogo entre os vários públicos) tomou um formato e ganhou nomenclatura a partir da idéia inicial de Ivy Lee , que abriu os olhos dos empresários norte americanos do capitalismo selvagem início do século 20. Sob protestos da comunidade que não se contentava em pagar de seu bolso a infeliz declaração de um destes primeiros barões do livre mercado ( O público que se dane!) , este jornalista implantou uma nova ótica de correção da atitude para com a Opinião Pública e de divulgação de informações favoráveis às empresas, para a imprensa informativa, e não via matéria paga .No Brasil do início do século XX , as RRPP surgiu primeiramente em São Paulo, com o 1o Departamento de Relações Públicas , instituído pela São Paulo Light - Serviços de Eletricidade.Mas somente em 1954 surgia a ABRP - Associação Brasileira de Relações Públicas. A profissão de RRPP foi devidamente disciplinada , pela lei 5377, de 11 de dezembro de 1967 e aprovada pelo Decreto 63 283 de 26 de setembro de 1968.E no dia 04 de maio de 1972 , pelo decreto Federal no 68.582 é regulamentada a profissão , criando-se o Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas - CONRERP ( Romildo Fernandes , um dos fundadores e diretor da ABRP em “R.P. A Arte e a Ciência de Negociar com as Pessoas”)


A busca pela qualidade total, a humanização do trabalho , o planejamento estratégico começam a fazer parte da construção da marca , do conceito.Esta nova fase tem acarretado em benefícios ao consumidor e ao próprio trabalhador, que se envolvem com a empresa , de forma favorável e prazerosa, tornando essa relação uma parceria fiel e duradoura. A confiança exige o constante diálogo. O cidadão pode atualmente participar da empresa e vice-versa. A era da Responsabilidade Social das empresas vem a concretizar esse laço em ações que unem em iniciativas de um lado quem pode ajudar e de outro, quem precisa ser ajudado.Dessa forma as RP reaparecem com força neste quadro, apoiando o Marketing como estratégia principal para o conhecimento do querer humano e como aproximar o conceito deste querer , apostando em novas linguagens , na criatividade do novo relacionamento que extrapola o nível produto/serviço-consumidor .
história das Relações Públicas história das Relações Públicas Reviewed by Rafael on março 14, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário

Author Box