Scandal e as Relações Públicas

Depois de ficar órfã de seriados, precisei encontrar um novo (e estou órfã de novo L). No meio da busca, achei a série “Scandal”, que todos dizem ter uma super relação com Relações Públicas e que, por isso, deveria assistir. Antes de tudo, você sabia que a série é baseada em um Relações Públicas de verdade? (Menos a parte do caso com o Presidente). 


Judy Smith, a Olivia Pope de verdade, trabalhou na gestão de George Bush pai e, em uma entrevista, ela disse:

“Honestamente, acho que a maioria das pessoas pode distinguir entre a televisão e a vida real. Mas teve um momento engraçado. Um dia eu estava em casa vendo a série e tinha uma vasilha de pipoca e uma taça de vinho na minha frente. Olhei para a TV e Olivia Pope estava jantando pipoca enquanto bebia vinho”. Fonte: O Globo

Assistindo à série podemos aprender que:

Em assessoria de imprensa, na área política, é fundamental uma coisa: Pesquisa. Quando eles estão planejando a eleição de Finn, eles aplicam pesquisas até para o modo de se vestir da futura primeira dama e, sim, funcionam. Esta tática é importante para cativar o público de acordo com a região e adaptar a campanha eleitoral do candidato. 

Olivia Pope era Relações Públicas da Casa Branca. Depois de sair, abriu a própria empresa: A Pope & Associates. Começou a gerenciar as crises públicas, sejam elas envolvendo pessoas públicas ou órgãos públicos. Quando entramos no temido “gerenciamento de crise”, precisamos:

Ter calma: Precisamos de muita calma para pensar em cada passo que vamos tomar. Reúna-se com a equipe para pensar na melhor forma de dar esse passo, para analisar a situação e saber quais os pontos e opções que você tem. 

Gerar mídia positiva: No meio de toda a crise, tem como tirar algo de bom dela? Sempre procure extrair o lado positivo do lado negativo. Sempre terá algum ponto que você pode usar para preservar e manter a sua imagem ou a imagem do cliente. 

Segurança: Esteja seguro e certo do que está fazendo, do modo que está agindo, e mais seguro ainda das atitudes que está tomando. Além de outras pessoas respeitarem mais você/sua empresa, a segurança abrirá portas. 

Quando se vestir: seja elegante, não cafona: Olivia Pope dá uma aula de como se vestir. Mostra toda a elegância e classe que uma mulher deve ter. E ela não fica só no pretinho básico. 

Saiba sempre no que você está trabalhando e ninguém poderá se meter no que você está fazendo.
Scandal e as Relações Públicas Scandal e as Relações Públicas Reviewed by Rafael on março 14, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário

Author Box