O que faz o profissional de relações públicas?


O RP tem a função de analisar a organização em suas diversas dimensões e possibilidades para estabelecer planos estratégicos que transmitam a melhor mensagem e imagem da empresa. Ele é um gestor da comunicação e atua de forma estratégica nos mais diversos campos da empresa.


Esse profissional é peça-chave para uma empresa: nele são centralizadas as diferentes demandas comunicacionais que, juntas, afetam a conjuntura do negócio.

Todas essas demandas compõem a agenda do RP, que tem então o encargo de fazê-las acontecer da melhor maneira possível. Isso significa proteger, manter e/ou criar uma boa imagem através da mídia junto ao público.

Ele precisa se relacionar de forma direta e clara com o público, no sentido de estreitar relações e evitar ruídos.

As principais atividades do RP incluem:

Elaborar o plano de comunicação de uma organização

Esse pode parecer um tópico bem vasto. E, de fato, ele é.

Elaborar o plano de comunicação de uma organização não é fácil e exige dinamismo, senso crítico, responsabilidade e muito jogo de cintura.

O profissional de relações públicas tem a grande responsabilidade de delinear um plano que abarque tanto a comunicação interna quanto externas da empresa.

Por isso, é fundamental que ele tenha uma visão holística da empresa, seus valores, serviços e objetivos, e consiga transmitir isso no seu planejamento.

E isso é feito através do alinhamento do time de comunicação da empresa (publicidade, marketing, design e jornalistas). É claro que o RP não executa cada uma dessas funções e nem precisa ter conhecimentos profundos sobre elas, mas é ele quem vai conseguir que esses times trabalhem juntos em uma mesma direção.

Por fim, esses esforços resultam em ações comunicacionais, como o  branding, o posicionamento em redes sociais, a criação de veículos de comunicação interna (como TV e jornal corporativo) e a forma de comunicar-se com a imprensa.

Tudo isso contribui para que a organização consiga se posicionar perante aos públicos e para que os objetivos sejam cumpridos.

Redigir press releases

O press release, ou comunicado à imprensa, como o próprio nome sugere, é um anúncio ou informativo para os veículos de comunicação acerca de atividades da empresa.

Embora possa parecer simples, redigir e divulgar um press release não é uma tarefa fácil.

O press release pode ser apenas uma coisa que a empresa deseja comunicar, como um novo serviço ou um novo posicionamento de marca, mas pode também ser uma reação a algum fato anterior (uma polêmica, por exemplo).

Em ambos os casos, é essencial o cuidado na escolha das palavras, do porta-voz da mensagem, do tom de voz e até mesmo do momento em que é feito o press release.

Um press release mal feito pode causar desentendimentos, reações adversas e até mesmo crises na organização.

Porém, se bem feito, ele resulta em ótimos momentos para a empresa e uma visão e fala positivas da mídia e dos públicos.

Organizar eventos

Os eventos internos e externos da empresa têm diversos objetivos, e fazer com que eles sejam bem executados e agradáveis é essencial.

O RP organiza toda a logística para que ela funcione da melhor maneira possível e atenda os objetivos do evento para a empresa.

Conduzir pesquisas de mercado

Compreender o mercado é fundamental para o trabalho de relações públicas.

É preciso entender o comportamento dos consumidores, dos potenciais clientes, das pessoas que interagem com sua marca através de um mapeamento dos públicos.

Por isso, pesquisas de mercado são muito úteis. Elas são feitas em conjunto com outros profissionais e equipes, sendo o RP fundamental no processo de elaboração e condução.

As pesquisas vão mostrar com quais públicos ele está lidando, além de mostrar tendências e preferências do mercado.

Assim, as ações tomadas na empresa terão mais potencial de dar certo, pois serão baseadas em fatos.

Gerir contatos e relacionamentos

Uma empresa precisa de bons relacionamentos. E, afinal, isso não poderia deixar de ser tarefa de um relações públicas, não é mesmo?

É importante ressaltar que quando falamos relacionamentos, no plural, tem um bom motivo.

Uma organização não se relaciona com um único grupo de pessoas. São vários grupos, que chamamos de públicos. Por isso, são estabelecidas relações diversas e interconectadas entre as organizações e seus públicos.

Quais públicos são esses? Podemos dividí-los em três grandes grupos:

comunidade interna, ou seja, os colaboradores;
comunidade externa, que inclui os consumidores, potenciais clientes, apreciadores dos produtos e quaisquer outras pessoas que, de alguma forma, se relacionem com a empresa e/ou com a marca;
mídia, que são os veículos de comunicação e as pessoas que os representam.
Todos esses públicos devem ser cuidadosamente trabalhados através de networking, parcerias e ações estratégicas.

Produção de conteúdo

Sim, o marketing de conteúdo está intimamente ligado ao trabalho de relações públicas.

Escrever conteúdo faz parte da rotina de um RP. Mas, é claro, o processo de produção de conteúdo não está restrito à isso.

O RP consegue ter uma compreensão da linguagem e posicionamento da marca e transmití-la em diferentes canais, tanto internos quanto externos.

Apesar de o RP não ser responsável por toda a produção de conteúdo, ele cuida de todo o processo que engloba blogs, redes sociais, sites e vídeos, bem como a publicação de materiais sobre a empresa em veículos externos.

Gerir crises

Nenhuma empresa está isenta de erros e, consequentemente, de críticas e crises, sejam elas internas ou externas.

O RP tem que lidar com as reações adversas e controlar os danos, trabalhando a situação da melhor forma possível para que ela não gere consequências graves para a organização.

Lidar com opiniões, comentários e críticas
Esse tópico está relacionado ao anterior.

Atualmente, é ainda mais fácil que as pessoas expressem suas opiniões. Isso é muito positivo, tanto para consumidores quanto para empresas, para que o relacionamento se estreite e ambos consigam uma compreensão mútuas.

Ao mesmo tempo, a facilidade dos usuários expressarem suas opiniões pode gerar cenários inesperados para a empresa.

Responder comentários positivos é tranquilo, mas opiniões negativas não são tão simples assim.

A velocidade e publicidade das redes sociais e de sites de reclamações, por exemplo, fazem com que o tempo de resposta tenha que ser acelerado. E vai muito além disso: o cuidado na linguagem, com as informações passadas e com o envolvimento de outras pessoas é crucial.

Aceitar opiniões e críticas e resolver as situações advindas delas pode ser bem mais complexo do que imagina.

E a parte mais difícil envolve antecipar os impactos de ações. Muito mais do que lidar com críticas, o RP tem que supor que toda ação da empresa terá reações. É seu dever antecipar cenário e prevenir situações desagradáveis.

Assessoria de comunicação

Por fim, várias dessas atividades estão incluídas na assessoria de comunicação, que por muitas vezes é chefiada por um RP.

A assessoria de comunicação é um setor que faz a conexão entre a empresa e o público. Uma empresa pode ter sua própria equipe de assessoria ou contratar uma empresa para fazer isso.

A assessoria de comunicação cuida de toda a parte comunicacional de uma organização, e por isso é necessário o planejamento de um RP. Entre as atividades da assessoria de comunicação estão: assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e gestão de imagem.

#SOU+RP
O que faz o profissional de relações públicas? O que faz o profissional de relações públicas? Reviewed by Rafael on setembro 20, 2018 Rating: 5

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