Afinal, o que é RP?

Relações Públicas é um processo estratégico de comunicação que constrói relações de benefício mútuo entre as organizações e seus públicos.

Todo negócio precisa de uma boa reputação para ter sucesso e prosperar. Na medida que uma empresa cresce, ela tem cada vez mais destaque na comunidade em que está inserida.


E embora isso dependa de diversos fatores, como qualidade e confiabilidade, as Relações Públicas são um dos pilares para gerenciar a reputação de uma empresa.

Ela permite comunicar sua marca e seus valores de forma ampla e criar narrativas em torno de seus produtos e serviços.

Um trabalho de Relações Públicas bem feito permite que o público compreenda o que sua empresa tem a oferecer.

Parece incrível, certo? Mas você sabe o que é Relações Públicas?

Os estudos em Comunicação Social são divididos em três principais campos: jornalismo, publicidade e Relações Públicas (carinhosamente abreviadas como RP).

E embora muita gente saiba — ou pelo menos tenha uma noção — do que faz um jornalista ou um publicitário, frequentemente surge o questionamento: o que exatamente um profissional de relações públicas faz?

De forma simples, a PRSA (Sociedade Americana de Relações Públicas) definiu as Relações Públicas como um processo estratégico de comunicação que constrói relações de benefício mútuo entre as organizações e seus públicos.

Vamos destrinchar isso para facilitar o entendimento e conhecer melhor os elementos definidores de RP.

Organizações: um agrupamento de pessoas em torno de uma causa comum. 

Uma organização pode ser uma empresa, um governo, um partido, ou seja, pode assumir várias formas.

Públicos: assim como as organizações, os públicos são múltiplos e abarcam em si diversos recortes sociais. Podemos pensá-los como agrupamentos de pessoas que interagem com uma determinada organização.

Processo comunicacional: como toda forma de comunicação, a atividade de RP envolve pelo menos duas partes (na prática, são múltiplas partes). Essas partes, que são as organizações e os públicos, se relacionam de formas diversas para estabelecer processos de troca.

Processos não lineares: muito pelo contrário: eles acontecem de forma espontânea e multilateral. As relações públicas surgem como uma forma de compreendê-los e otimizar o relacionamento entre os vários agentes envolvidos.

Relações de troca: organizações e públicos se relacionam o tempo todo por diversas dinâmicas que podem agregar valor à ambas as partes. Nesse sentido, as Relações Públicas surgem como forma de organizar as relações e processos de troca entre organizações e públicos, gerando benefício e valor para ambas as partes.

As organizações se beneficiam na medida em que conseguem transmitir sua mensagem e gerar uma percepção positiva de marca e serviços.

Já os públicos conseguem ter uma visão mais transparente das organizações e cobrá-las pelos serviços oferecidos e posicionamentos feitos.


#SOU+RP
Afinal, o que é RP? Afinal, o que é RP? Reviewed by Rafael on setembro 21, 2018 Rating: 5

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